segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Boa convivência é uma questão de respeito


Este tema tem como objetivo nos levar a refletir sobre os nossos relacionamentos, principalmente sobre a maneira como nos relacionamos com as pessoas com as quais dividimos um ambiente em comum.

História: "Vinte anos em um veleiro"

Um jovem passou vinte anos vivendo com sua família, em um iate.
Quando seus pais resolveram viver no mar, ele tinha oito anos era o filho do meio. Seu irmão mais velho tinha dez anos e o caçula quatro.
Ao ser entrevistado por um repórter sobre a forma de relacionamento e convivência na família durante o tempo em que passaram viajando num pequeno iate, ele declarou:
- A primeira coisa que meus pais precisaram fazer foi descer de seus pedestais e se relacionarem conosco, (seus filhos) de igual para igual. A principio eles decidiam e apenas nos comunicavam suas decisões, numa forma de relacionamento vertical; depois entenderam que nós também deveríamos participar dando nossas opiniões sobre tudo que acontecia ou iria acontecer na viagem. E assim passamos a nos entender melhor numa forma de relacionamento horizontal, onde todos tinham direitos e deveres.

Conclusão: A transformação interior precisa ser praticada com consciência, vontade, ação.

Dicas Práticas:

1. Escute o que as pessoas têm a falar.

2. Procure compreender a opinião do outro se interessando mais sobre o assunto.

3. Dê oportunidade para o outro manifestar suas aptidões, incentivando também as pessoas a se envolverem em atividades compatíveis com as suas habilidades.

"Uma boa convivência acontece quando respeitamos direitos e deveres das pessoas com as quais dividimos algo em comum”.

do site www.oficinadeemocoes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário