quarta-feira, 2 de março de 2011

Jornada Mundial da Juventude: A conquista do título de campeão



O tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, na Espanha, em Agosto, «Enraizados e edificados n”Ele… firmes na fé» (cf. Cl 2, 7) traz consigo uma ligação prática com o futebol. Para que as partidas ocorram, é preciso que o gramado esteja perfeito e com as raízes fortes para que os atletas estejam firmes no que sabem fazer de melhor. Na terra dos atuais campeões mundiais, milhões de jovens mostrarão ao planeta que o Evangelho deve ser anunciado com a empolgação de um grito de gol.
Assim como na Copa do Mundo, milhares de pessoas de vários países estarão reunidas em torno de uma única causa. Se no Mundial esse motivo é o futebol, na JMJ esta união celebrará o amor, a esperança e a amizade. Os passes serão para construir laços firmes entre os jovens, o chute para longe será no pecado e gol terá o sabor da Eucaristia. O técnico é Jesus Cristo e o capitão do time o Santo Padre, o Papa Bento XVI.
Nessa partida, que é a vida, os jovens precisam driblar os inimigos que surgem pela frente, como as drogas, o álcool e a desmotivação. A tática já está escrita a mais de dois mil anos na Bíblia Sagrada. No capítulo 13 de São Mateus, o próprio Cristo anuncia a “estratégia” para vencer esse jogo. “A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um”. (Mt 13, 23).
Quem tem a raiz firme n”Ele é um vencedor. Mesmo que tribulações apareçam, que alguns resultados sejam adversos, a vitória já está garantida. Ela será muito maior do que levantar a Copa do Mundo. O Céu é o prêmio para os que persistirem. E é este o objetivo que os jovens devem almejar. Os que conseguem buscar a santidade nos tempos atuais já são verdadeiros campeões.
Fico imaginando como seria Jesus passando a instrução para os jogadores, ou melhor, os discípulos, nos dias de hoje. “A presença física de vocês é importante, mas é fundamental também que o anúncio da palavra seja feita através da Internet, principalmente nas Redes Sociais”. A Igreja Católica deve mostrar a sua força também nos meios eletrônicos, onde a permissividade tem livre espaço. Os jovens cristãos têm de se entusiasmar para evangelizar na Internet como se estivessem vestindo a camisa da sua seleção numa decisão.
A firmeza na fé é demonstrada através de testemunhos públicos. Para ser considerado um grande craque mundial, um jogador tem de ter participado da Copa do Mundo. Da mesma forma, um jovem católico para alcançar o Reino dos Céus não teve ter medo de julgamentos por admitir que praticam uma religião. A energia vem através da Eucaristia e a força com a união da juventude, que na Espanha dará uma prova de que vale a pena enfrentar todos os obstáculos para conquistar este título.

Hildo Neto é do Setor Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife

Fonte: Site da Arquidiocese de Olinda e Recife


Nenhum comentário:

Postar um comentário