quinta-feira, 20 de maio de 2010

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


Fonte: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um tempo privilegiado. As diferentes Igrejas são convidadas a se reunirem pela Unidade Cristã. Mesmo em lugares onde este encontro não é possível, cada Igreja é convidada a celebrar a Semana com os seus fiéis.
As comunidades podem usar o subsídio assim como está preparado, bem como enriquecê-lo com as suas experiências, ou ainda, se acharem necessário, adaptá-lo à sua realidade.

A celebração mundial da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou na Igreja Episcopal [anglicana], no ano de 1908, em Graymoor, no vale da Rio Hudson, no Estado de Nova York, Estados Unidos. Dez anos antes, Paul James Wattson, clérigo da Igreja Episcopal, fundou junto com Lurana Mary White, também da Igreja Episcopal, as congregações franciscanas que formam a Sociedade de Atonnement, ou seja, da Reconciliação, na Vila Graymoor, perto da cidade de Garrison.

Na sua Igreja, frei Wattson encontrou apoio do Reverendo Spencer Jones, reitor da Igreja na Inglaterra, e conhecido como um autor catequético. Em 1907 o Reverendo Jones sugeriu ao Frei Wattson que deveria se observar um dia de oração pela unidade dos cristãos todos os anos, no mundo inteiro, na festa de São Pedro.

Frei Watsson gostou muito da sugestão, mas recomendou que seria melhor uma "Semana de Unidade Cristã", começando na festa da Cátedra de São Pedro, no dia 18 de janeiro, e terminado na festa de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

A Semana da Unidade na Igreja foi celebrada pela primeira vez em 1908, e depois foi chamada "A Oitava de Unidade da Igreja" pelo frei Wattson, já que havia oito dias entre as duas festas.

Atualmente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada por milhões de cristãos no mundo. O decreto sobre o ecumenismo do Concílio, promulgado em 1964, chamou a oração de alma do movimento ecumênico e animou a celebração.

Em 1996, a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas, e o Pontifício Conselho pela Unidade dos Cristãos começaram a colaborar na elaboração de um texto comum internacional para uso em todo o mundo.

Desde 1968 estes textos internacionais, baseados em temas propostos por grupos ecumênicos existentes no mundo, são adaptados à realidade dos diferentes países. Aqui no Brasil essa adaptação é feita pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

Fazem parte do CONIC - www.conic.org.br
Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, Igreja Cristã Reformada do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida.

Neste ano de 2010, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos [SOUC] será realizada entre os dias 16 e 23 de maio e terá como lema: “Vocês são testemunhas dessas coisas” (cf. Lucas 24, 48).

Nenhum comentário:

Postar um comentário