terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mês das Vocações


Estamos iniciando o mês de agosto. A tradição popular o identifica como mês do desgosto, do azar, do cachorro doido, dos ventos etc. Neste mês, a Igreja propõe para as comunidades a reflexão em torno do tema da vocação; cada domingo é dedicado, respectivamente, a uma delas: sacerdócio, matrimônio, vida religiosa e leiga.

Vocação vem do latim vocare, chamar. Muitos, pensando na profissão, dizem não ter vocação para isso ou aquilo. Outros pensam que somente padres e religiosos(as) é que têm vocação. Faremos bem algo quando temos vocação para tal. Muitos até exercem uma profissão sem o devido gosto. Vocação tem muito a ver com a intensidade e paixão no fazer e a consequente felicidade. Quando um teólogo alemão completou bodas de vida sacerdotal, perguntaram-lhe qual o segredo da felicidade, ao que ele respondeu sabiamente: “Se você quer ser feliz por um dia, vá pescar; se quer ser feliz por toda a vida, faça tudo com intensidade a cada minuto de sua vida”.

No primeiro domingo de agosto(7), dediquemo-nos a refletir sobre a vocação sacerdotal. No dia 4, celebraremos o patrono dos padres, São João Maria Vianney, homem dedicado ao sacerdócio que, no seu tempo, soube responder com eficácia ao chamado de Deus.

Fonte: Revista Vida Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário