quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Semana da Família

A Igreja no Brasil está celebrando a Semana da Família, refletindo o tema "Família, Pessoa e Sociedade". Essa é uma proposta para valorizarmos mais a família e seu papel fundamental na sociedade. Durante o programa de rádio "Experiência de Deus", estou refletindo alguns tópicos do subsídio "Hora da Família", da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB. Envio, nesta mensagem, alguns itens para você refletir sobre a Semana com a sua família.

Segunda-feira – Os desígnios de Deus para a pessoa – Jo 15,7-17
Quem forma a família? A pessoa. "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; à imagem de Deus Ele o criou; e os criou homem e mulher." (Gn 1,27)

Terça-feira – Homem e mulher, Deus os criou – Gn 2,5-25
Por causa da solidão de Adão, Deus criou a mulher. A pessoa é chamada a viver em comunhão, a vencer a solidão e encontrar a felicidade, a exemplo da comunhão divina (Santíssima Trindade), vivendo uma relação de amor e doação.

Quarta-feira – Os desígnios de Deus sobre o matrimônio e a família – Mt 7,24-27
No matrimônio, homem e mulher devem sentir-se valorizados, dignificados, amados, amparados e seguros. A verdadeira qualidade de vida conjugal depende muito do casamento, que solidificado no amor, é o maior bem não somente para os esposos, mas para os filhos e toda a sociedade.

Quinta-feira – A família se realiza na comunhão – Jo 17,20-23
A comunhão conjugal constitui o fundamento sobre o qual se edifica a mais ampla comunhão da família, seja ela entre pais e filhos, irmãos e irmãs, parentes e de outros familiares.

Sexta-feira – Família como rede de solidariedade – 2Cor 9,6-15
A família é o lugar onde aprendemos a amar. É onde o casal, pai e mãe que ensinam e testemunham a fé cristã, formam seus filhos e os fazem mais solidários. É o primeiro lugar onde a solidariedade é experimentada, como dom para o bem dos outros.

Sábado – Família geradora de uma sociedade nova – 1Pd 3,8-13
A família deve atuar na sociedade através do testemunho, das práticas dos valores humanos e cristãos: justiça, honestidade, ética e moral. O casal que tem a intenção de formar uma família deve estar ciente dessas responsabilidades.


www.padrereginaldomanzotti.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário